Biblioteca Escolar de Ouressa
NEWSLETTER JUNHO/2026 - 1
No âmbito da visita do escritor e ilustrador Pedro Seromenho à EB de Ouressa, todos os alunos do 1.º Ciclo conheceram melhor a sua obra e exploraram, em especial, o livro As Gravatas do Meu Pai.
A partir desta leitura, as turmas desenvolveram diversas atividades temáticas que deram origem à exposição “Gravatas Criativas”, patente na escola e repleta de imaginação, cor e originalidade. Em casa, os alunos contaram ainda com a preciosa colaboração dos seus familiares para a elaboração de gravatas criativas, reforçando a ligação entre a escola e as famílias.
No dia 2 de junho, Pedro Seromenho passou o dia na nossa escola, realizando sessões com todas as turmas. Num ambiente de grande entusiasmo, partilhou histórias, respondeu às curiosidades dos alunos e criou ilustrações em telas que se encontram agora expostas na Biblioteca Escolar.
Foi um dia muito especial, que promoveu o gosto pela leitura, pela escrita e pela ilustração, deixando excelentes memórias em toda a comunidade educativa.
Pedro Seromenho encantou a EB de Ouressa
NEWSLETTER MAI/2026 - 3
Feira Gastronómica da Multiculturalidade
A Biblioteca Escolar associou-se à atividade “Feira Gastronómica da Multiculturalidade”, uma iniciativa que celebrou a riqueza cultural da nossa comunidade educativa.
Com o precioso envolvimento das famílias, foram confecionados e partilhados pratos tradicionais dos países de origem dos alunos estrangeiros, proporcionando uma verdadeira viagem de sabores e tradições.
No âmbito deste evento, a Biblioteca Escolar promoveu a recomendação de leituras sobre a importância da diversidade cultural, da inclusão e do respeito pelas diferenças. Os alunos das turmas de 3.º ano prepararam ainda a canção original “Amigos a Valer”, dedicada ao tema da multiculturalidade, que foi apresentada durante a feira com grande entusiasmo.
Esta atividade constituiu um importante momento de partilha, convivência e valorização das diferentes culturas que enriquecem a nossa escola.
NEWSLETTER - MAI/2026 - 2
No âmbito das comemorações do Dia do Patrono do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, os alunos do 4.º ano participaram numa atividade muito especial dedicada à homenagem do escritor que dá nome ao nosso agrupamento. Sob o inspirador tema “O Sonho Comanda a Vida”, a comunidade educativa reuniu-se para celebrar a importância dos sonhos, da leitura e da cultura na formação das crianças.
Os alunos do 4.º ano apresentaram duas canções repletas de significado: “Pedra Filosofal”, baseada no poema de António Gedeão, e “Ler é Escolha Certa”, com letra e música da professora bibliotecária Teresa Ferreira. As interpretações evidenciaram o entusiasmo, a dedicação e o talento dos alunos, transmitindo mensagens de esperança, imaginação e valorização da leitura.
Através da música e da poesia, as crianças refletiram sobre a importância de sonhar, de acreditar nas suas capacidades e de reconhecer os livros como portas abertas para novos mundos e aprendizagens.
A celebração incluiu ainda a visita às exposições interativas, patentes na escola sede, onde os alunos tiveram a oportunidade de aprender experienciando.
NEWSLETTER MAI/2026 - 1
Era uma vez... a Mãe!
Na primeira semana de maio, a nossa biblioteca escolar encheu-se de afeto, imaginação e muitas palavras bonitas com a realização da atividade "Era uma vez... a Mãe!", dedicada à celebração do Dia da Mãe.
Ao longo da semana, os alunos participaram em momentos de leitura e partilha de histórias que destacaram a importância da mãe e da família nas suas vidas. Através dos livros, das conversas e das atividades desenvolvidas, as crianças refletiram sobre os sentimentos de carinho, gratidão e amor que unem as famílias.
A comemoração foi enriquecida com a aprendizagem de uma canção especialmente alusiva ao Dia da Mãe, que os alunos prepararam com muito entusiasmo. O ponto alto aconteceu no âmbito da atividade "Palavras Cantadas ao Portão" que tem decorrido ao longo do ano, onde os alunos das turmas de 1.º ano e os grupos do Pré-Escolar presentearam as suas famílias com a interpretação desta canção temática.
Todos os familiares foram convidados a assistir a este momento especial, que reuniu a comunidade educativa num ambiente de grande emoção e alegria. As vozes das crianças ecoaram pelo espaço escolar, transmitindo uma mensagem simples, mas muito significativa, de amor e reconhecimento por todas as mães e figuras maternas.
Foi uma semana repleta de leituras, música e afetos, que ficará certamente na memória de todos os participantes. Porque ler, cantar e partilhar emoções são também formas de crescer e aprender juntos!
NEWSLETTER ABR/2026 - 3
No azul profundo da imaginação, os alunos das turmas do 3.º ano da EB1 de Mem Martins embarcaram numa viagem inspirada por "A Menina do Mar", de Sophia de Mello Breyner Andresen. Entre palavras cheias de maresia e personagens vindas das ondas, descobriram a beleza e o mistério do oceano.
A leitura da obra deu lugar a uma conversa viva sobre a importância de proteger os mares e todos os seres que neles habitam. Através de uma canção original, aprenderam que cada gesto conta na preservação deste património azul que une continentes e gerações.
Para dar forma aos sonhos e às aprendizagens, construíram e pintaram uma maquete do fundo do mar, povoando-a de cores, vida e criatividade. Assim, entre histórias, música e arte, cresceram também a consciência ambiental e o respeito por um oceano que nos inspira e sustenta.
Durante o mês de abril os familiares dos alunos foram convidados para participarem na atividade "Histórias com a família" um momento especial de partilha entre a escola e as famílias. A proposta feita aos familiares foi a de visitaram a biblioteca para ler e contar histórias, proporcionando momentos de encantamento, descoberta e promoção do gosto pela leitura e através das suas vozes, experiências e formas únicas de narrar daram vida às histórias, tornando cada sessão numa experiência enriquecedora para os alunos. Esta iniciativa teve o objetivo de reforçar a importância da leitura em família e estreitar os laços entre a escola, a biblioteca e a comunidade educativa.
NEWSLETTER ABR/2026 - 2
No âmbito do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, os alunos das turmas do 4.º ano participaram na atividade “Carta a um Amigo Especial”, dinamizada pela Biblioteca Escolar.
Durante a sessão, os alunos visualizaram vídeos sobre a temática do autismo, participaram num momento de reflexão e debate, escreveram uma carta a um amigo especial e aprenderam a canção “Rimar com Ser Feliz”, composta pela professora bibliotecária Teresa Ferreira, a partir de um texto da professora Sofia Carvalho.
Posteriormente, todos os grupos do 4.º ano da EB de Ouressa apresentaram a canção a familiares e amigos, no âmbito da atividade “Palavras Cantadas ao Portão”, promovida pela Biblioteca ao longo do ano letivo.
REGISTO DE UM MOMENTO DA ATIVIDADE "PALAVRAS CANTADAS AO PORTÃO"
NEWSLETTER ABR/2026 - 1
No âmbito da atividade "Palavras Escritas e Ditas" a grupo do pré-Escolar A1 da EB de Mem Martins, criou histórias com os familiares, ficam aqui publicados alguns desses trabalhos. Parabéns aos participantes pelas bonitas histórias.
NEWSLETTER MAR/2026 - 3
A Semana da Leitura, que decorreu entre os dias 23 e 27 de março, foi vivida com grande entusiasmo na nossa biblioteca escolar e em toda a escola, proporcionando momentos de descoberta, imaginação e muito gosto pelos livros.
Ao longo desta semana especial, a Biblioteca teve o enorme prazer de receber a escritora e ilustradora Diana de Oliveira, que dinamizou atividades com todos os grupos em torno da coleção Patrulha Raposa, da sua autoria. Foram momentos muito enriquecedores, nos quais os alunos puderam conhecer melhor as histórias, as personagens e o processo criativo da autora, participando com curiosidade, entusiasmo e grande interesse.
A escola contou ainda, durante dois dias, com a Feira do Livro da Editora “Zero a Oito”, que trouxe uma vasta e diversificada seleção de títulos, despertando a atenção e o entusiasmo dos nossos alunos. Entre histórias de aventura, fantasia, amizade e descoberta, não faltaram livros apelativos e muito interessantes para todas as idades do 1.º Ciclo.
Esta Semana da Leitura constituiu uma excelente oportunidade para reforçar o prazer de ler e promover o contacto dos alunos com o mundo dos livros, contribuindo para o desenvolvimento de hábitos de leitura desde cedo.
Agradecemos a todos os que tornaram esta iniciativa possível e ajudaram a transformar a leitura numa verdadeira celebração.
Durante a semana da leitura foram distribuídos marcadores personalizados, da Biblioteca de Ouressa, a todos os alunos de 1º Ciclo da Escola de Ouressa.
Sessões com a escritora e ilustradora Diana Oliveira que veio apresentar a coleção "Patrulha Raposa" de sua autoria.
NEWSLETTER MAR/2026 - 2
Para assinalar o Dia do Pai, a biblioteca promoveu a atividade “Eu gostava que o meu pai lesse comigo uma história sobre…”, destinada às turmas do 1.º e 2.º anos. Os alunos foram desafiados a expressar, de forma criativa, o tema de uma história que gostariam de partilhar com os seus pais. As respostas foram ternas e cheias de imaginação — desde aventuras fantásticas a histórias sobre amizade, coragem e amor. Esta iniciativa procurou reforçar a importância da leitura em família e criar momentos especiais de ligação entre pais e filhos através dos livros.
Foi trabalhada a história do livro "O Meu Pai" de Anthony Browne, todos os alunos das turmas de 2º e 3º anos leram o livro e dialogaram sobre a história e sobre as suas ilustrações apelativas. Os alunos realizaram um trabalho que constava de completar, através da escrita a frase "Eu gostava que o meu pai lesse comigo uma história sobre...", ilustrando, de seguida, uma capa do livro que idealizaram.
No Dia do Pai, os alunos dos grupos de 2º ano e Pré-Escolar participaram na atividade "Palavras Cantadas ao Portão" na qual interpretaram, à hora da saida, uma canção alusiva ao pai.
NEWSLETTER MAR/2026 - 1
A nossa primeira proposta do mês abordou a segurança na internet, destinada a alunos do 3º e 4º anos, um tema cada vez mais importante para os nossos alunos. A atividade começou com a leitura de uma história original "Quem manda? Nós ou a tecnologia?", escrita pela professora bibliotecária Teresa Ferreira, seguida de um diálogo com os alunos sobre os perigos e os cuidados a ter na utilização da internet.
Para tornar o tema ainda mais divertido, os alunos aprenderam a canção “Navegar na Net”, também da autoria da professora Teresa Ferreira. Para finalizar, cada turma expressou a sua criatividade, criando bandas desenhadas sobre a segurança online, consolidando aprendizagens e reforçando a importância da utilização responsável da internet.
Foto da atividade "Quem manda? Nós ou a tecnologia?" apresentada na Biblioteca da Escola Ferreira de Castro. Participação da turma do 3B3 da EB de Ouressa que interpretou a canção "Navegar na Net".
Apresentamos algumas bandas desenhadas, sobre o tema, criadas pelos alunos.
NEWLETTER FEV/2026 - 3
Na terceira semana de fevereiro,a Biblioteca de Ouressa, associando-se, também, ao espírito carnavalesco, realizou atividades a partir da história do livro O Menino com Flores no Cabelo destinado a turmas de 1º e 2º ano. Promoveu-se o diálogo sobre temas como respeito, diversidade e autoexpressão. Os alunos, inspirados nas ilustrações da história, criaram penteados originais, usando cores, flores ou elementos que representem sua personalidade, estimulando a criatividade e a identidade visual. Para encerrar, os alunos aprenderam e cantaram juntos uma canção de carnaval, conectando a expressão artística individual à celebração coletiva, reforçando alegria, inclusão e o sentimento de pertença. Publicamos uma mostra dos trabalhos dos alunos da EB de Ouressa, EB 1 de Mem Martins e EB Mem Martins.
Subscrever:
Mensagens (Atom)

















































