Tertúlias Dialógicas

 

As Tertúlias Dialógicas podem assumir vários formatos: As Tertúlias Dialógicas literárias, artísticas ou musicais.

No caso das Tertúlias Literárias, os alunos fazem leitura de capítulos de obras  clássicas e selecionam a parte do texto que mais gostaram na obra lida. No dia da tertúlia apresentam-na e explicam ao grupo quais os motivos que o levaram a selecionar aquela parte do texto. Relativamente às Tertúlias Artísticas ou Musicais, os alunos ouvem e observam obras dos maiores criadores clássicos, como Mozart, Vivaldi, Beethoven, Picasso, Leonardo Da Vinci, Salvador Dalí e partilham o seu ponto de vista e análise pessoal das obras com a turma. Todos sabem que em contexto de tertúlia não há respostas certas ou erradas, todas são bem acolhidas desde que bem argumentadas.

Escolhemos para a nossa atividade na biblioteca a pintura do artista 🎨 Giuseppe Arcimboldo, que é feita com frutas e legumes e fizemos uma linda tertúlia entre as turmas do Jardim de Infância B1 e a turma do 1º ano B2. O sentido de observação dos alunos, embora sejam muito pequeninos, foi muito interessante pois descobriram pormenores que não estávamos à espera💕

O que prova que se podem fazer atividades muito interessantes desde que adaptadas à faixa etária em questão.  VENHAM MAIS TERTÚLIAS!







Sem comentários:

Enviar um comentário

Esta é a tua biblioteca. Obrigada pela visita.